Tipo de movimento bancário
No dia a dia do empreendimento, a formalização de eventos administrativos e contábeis é essencial para documentar e comprovar atividades diárias. Diferentes tipos de documentos são utilizados para especificar fatos ocorridos, proporcionando transparência e respaldo às operações. O sistema gerencia eficazmente esses documentos, contribuindo para a organização e conformidade das práticas administrativas e contábeis.
Na plataforma trilote, contemplamos o registro detalhado dos tipos de movimentos bancários para proporcionar uma gestão financeira eficiente e precisa.
Visualizar contas cadastradas
Para visualizar os tipos de movimentos bancários cadastrados, no menu principal da plataforma, selecione a opção “Cadastros / Tipo de movimento bancário”. O sistema retornará os registros cadastrados.

Adicionar tipo de movimento bancário
Para adicionar um tipo de movimento bancário, clique no botão “Adicionar” e insira uma “Descrição”, em seguida clique no botão “Salvar”. O sistema validará as regras de cadastro e, se estiver tudo certo, a mensagem de sucesso será exibida.

Nota: Se desejar salvar o registro atual e adicionar um novo registro em seguida, clique na “seta”
ao lado do botão “Salvar” para escolher a opção “Salvar e adicionar novo”.
Editar tipo de movimento bancário
Na lista dos tipos de movimentos bancários cadastrados, clique no ícone
na linha do registro que deseja editar. O sistema exibirá o formulário de cadastro preenchido. Clique no botão “Editar” e ele será habilitado para edição. Altere os dados desejados e clique no botão “Salvar”. O sistema validará as regras do cadastro e, se estiver tudo certo, a mensagem de sucesso será exibida.

Nota: A única exceção para editar o tipo de movimento bancário é “Tarifa boleto bancário”. O registro é padrão do sistema e não pode ser editado.
Desabilitar ou habilitar um tipo de movimento bancário
Na lista dos tipos de movimentos bancários cadastrados, clique no ícone
na linha do registro que deseja desativar e, em seguida, na opção “Desabilitar”. O cliente será desabilitado e uma mensagem de sucesso exibida. Para habilitar o cliente, faça o mesmo processo, mas clique na opção “Habilitar”.

Nota: Ao tentar desabilitar um tipo de movimento bancário, o sistema verificará se ele está sendo utilizado em alguma função. Se verdadeiro, retornará mensagem de alerta noticiando que a conta não pode ser desabilitada porque está em uso. Se, mesmo assim, quiser desabilitá-lo, faça a substituição do cliente no local indicado pelo sistema e repita o processo; A única exceção para desabilitar é o tipo de movimento bancário “Tarifa boleto bancário”. O registro é padrão do sistema e não pode ser editado.
Excluir um tipo de movimento bancário
Na lista dos tipos de movimentos bancários cadastrados, clique no ícone
na linha do registro que deseja remover e, em seguida, na opção “Excluir”. O sistema exibirá o modal de confirmação da ação. Selecione o botão “Confirmar”. O sistema realizará diversas validações e, se tudo estiver certo, o cliente será removido e uma mensagem de sucesso exibida.

Nota:
Ao tentar excluir um tipo de movimento bancário, o sistema verificará se ele está sendo utilizado em outras funções ou se há algum valor registrado no seu cadastro. Se verdadeiro, retornará mensagem de alerta noticiando que o registro não pode ser excluído. Neste caso, o que resta fazer é desabilitá-lo;
Para pesquisar um registro a ser excluído na lista, clique no input de pesquisa e informe no mínimo 3 letras do nome desejado para listar as opções disponíveis. Selecione a opção correta e siga o passo-a-passo para a exclusão; A única exceção para excluir é o tipo de movimento bancário “Tarifa boleto bancário”. O registro é padrão do sistema e não pode ser editado.
ao lado do botão “Salvar” para escolher a opção “Salvar e adicionar novo”.